
3ª edição do evento aconteceu no dia 19 de setembro e contou com debates sobre gestão de viagens corporativas.
Terceira edição do evento aconteceu no dia 19 de setembro, no Recife, com debates sobre gestão de viagens corporativas.
Consolidando com sucesso o evento no calendário do turismo nacional, a agência de viagens PontesTur promoveu no Recife, nesta quinta (19/09) seu 3º Workshop de Turismo Corporativo. Com o tema Management 3.0: Gestão Eficaz em Viagens Corporativas, o evento realizado no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, lotou o salão Cícero Dias, com a presença de gestores de viagens corporativas de empresas com atuação em todo o Brasil, além de palestrantes de peso do cenário nacional.
Na abertura do workshop, José Guilherme Pontes, diretor da PontesTur agradeceu os convidados presentes e ressaltou a relevância do workshop, que chegou a sua terceira edição se afirmando como um evento de caráter nacional.
A primeira palestra do workshop foi realizada por Eduardo Murad, diretor executivo da Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), que falou sobre gestão eficiente de viagens corporativas. “O desafio do gestor de viagens hoje em dia é ser menos operacional e mais estratégico”, afirmou. Eduardo Murad também apresentou dados, como o faturamento do segmento de viagens corporativas no Brasil em 2018, que fechou em cerca de R$ 67 bilhões, e falou sobre os desafios do gestor, entre eles os custos escondidos das reservas fora dos canais oficiais e a consolidação dos dados de múltiplas fontes.
No Painel 1 do workshop, o novo cenário da aviação civil com a saída da Avianca foi debatido com representantes de companhias aéreas. Alexandre Berbel, Gerente Comercial Corporativo da Gol; Daniel Almeida, Gerente Canal Corporativo Brasil da LATAM; e Anderson Serafim, Gerente Comercial Sênior da Azul participaram desse debate. “A saída da companhia é ruim para a indústria como um todo, mas com mobilização e investimento já estamos conseguindo retomar o equilíbrio entre oferta e demanda”, avaliou Alexandre Berbel.
O último painel teve como tema a Inovação e Segurança em Gestão de Hospedagem, com a participação de Sergio Paraíso, Gerente de Marketing e Vendas do Pontes Hotéis; Manoel Valle, do Bradesco Cartões; e Hugo Souza, da B2B Pay. Na sua apresentação, Sergio Paraíso apresentou pesquisa com informações sobre por onde os hóspedes reservam viagens corporativas e os motivos pelo qual os hóspedes corporativos escolhem o hotel.
O evento ainda teve apresentação de cases e sorteios. O 3º Workshop PontesTur contou com a participação e apoio de hotéis, companhias aéreas, locadoras de veículos, empresas gerenciadoras de pagamento, casa de câmbio e seguradora.